Cursos e Oficinas

28 e 29.08 – Oficina de Infraestrutura Verde com Maitê Bueno

A oficina de Projeto de Infraestrutura Verde na Luz é um espaço para o acontecimento de ideias coletivas, desenvolvimento de projetos e ações na região da Luz, centro de São Paulo.

A oficina é voltada a profissionais, estudantes e interessados nas questões ambientais urbanas, com interesse nos projetos da paisagem que utilizam tecnologias e soluções sustentáveis baseadas na natureza.

Programação: 28 e 29 de agosto
– Apresentação do projeto Semente de Luz,;
– Aula expositiva sobre infraestrutura verde (IV) e sustentabilidade urbana;
– Roda de conversa;
– Apresentação do estudo de caso do Bairro da Luz;
– Infraestrutura verde para a região da Luz;
– Elaboração do plano de trabalho para o estúdio de projeto de IV na Luz
– Estúdio prático de Infraestrutura Verde

A partir das questões discutidas e do plano de trabalho elaborado no primeiro dia de oficina, será realizada uma atividade prática onde se pretende a elaboração de uma ou mais propostas de projetos para a Região da Luz.

Dependendo das áreas de atuação dos participantes pode ser interessante a separação de grupos de ações. Serão disponibilizados materiais para consulta e pesquisa, mapas, material para escrita e desenho.

__________

O que é Infraestrutura Verde?

Ë um conceito projeto e planejamento da paisagem que une o desenvolvimento urbano à conservação da natureza. Propõe a criação de uma rede de paisagens naturais ou manejadas, que assumem funções infra-estruturais essenciais para as cidades, como drenagem e filtragem das águas pluviais, melhora da qualidade das águas superficiais, redução da poluição do ar e sonora, melhora das condições climáticas, promoção de áreas de conforto ambiental e oportunidades de lazer, proteção da biodiversidade e outros. Considerando as potencialidades naturais das paisagens a infraestrutura verde utiliza soluções baseadas na natureza que podem ser aplicadas à escala de uma casa, uma rua, uma quadrada ou mesmo uma região inteira.

Responsáveis pela Oficina: Pombo Arquitetura e UrbAmbiental
Maitê Bueno – Bióloga Urbana, Mestre em Ciências (FAUUSP) Riciane Pombo – Arquiteta Urbanista (Mackenzie)
Adriana Sandre – Bióloga e Arquiteta Paisagista, Mestre em Ciências (FAUUSP)

Inscrição: R$ 100,00 por pessoa (vale para os dois dias)
30 vagas

Incrições: cadastrocasadaluz@gmail.com


/ Veja também